Sou Pesquisador

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PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Somos responsáveis pela avaliação sobre o tipo de proteção a ser empregada para cada invenção.
O depósito de uma patente é o processo que assegura a proteção legal de uma invenção ou tecnologia desenvolvida, garantindo os direitos de exclusividade e promovendo a valorização da pesquisa realizada na universidade.
O registro de um programa de computador é fundamental para proteger a autoria e os direitos sobre o software desenvolvido, contribuindo para a valorização da pesquisa e possibilitando o controle sobre sua utilização e licenciamento.
Para maiores informações, entre em contato com pi.transferencia@ufla.br
As defesas de trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese deverão ser realizadas publicamente, exceto quando os seus conteúdos envolverem conhecimentos passíveis de serem PROJETOS E PARCERIAS A Dintec auxilia pesquisadores e docentes no processo de negociação para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso! QUERO FAZER UM PROJETO OU UMA PARCERIA PD&I: O QUE FAZER? Oferecemos suporte a todos os pesquisadores da Ufla que desejam desenvolver um projeto ou firmar uma parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação. QUERO ACESSAR AS MINUTAS DOS DOCUMENTOS DO MARCO LEGAL DE INOVAÇÃO (ACORDO DE PARCERIA, CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, DENTRE OUTROS) Modelos de documento. QUAIS CUIDADOS DEVO TER AO ELABORAR UM PLANO DE TRABALHO? Passos para elaborar seu plano de trabalho. CONFLITO DE INTERESSE, COMPARTILHAMENTO DE LABORATÓRIO E OUTROS Conheça os manuais e as orientações da Ufla e da AGU sobre o desenvolvimento e execução de projetos de PD&I. protegidos por patente ou quando existirem instrumentos jurídicos que preveem o sigilo das informações da pesquisa, conforme atestado pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da UFLA.
No âmbito da Política de Inovação da UFLA, os inventores (criadores de tecnologias, patentes, softwares, entre outras criações) possuem direitos e deveres claramente estabelecidos. Essas diretrizes visam garantir a proteção da propriedade intelectual, a justa repartição dos benefícios e o estímulo à inovação.
A Transferência de Tecnologia é um processo essencial para levar as inovações desenvolvidas na universidade para o mercado, beneficiando a sociedade e gerando impactos positivos na economia. Nesta seção, você vai entender o que é transferência de tecnologia, como ela funciona na UFLA e quais são os benefícios para pesquisadores, empresas e a comunidade.
Por meio dessa política disciplinamos os procedimentos para fomento da pesquisa, proteção intelectual, transferência, licenciamento e cessão de tecnologias.
Conheça os pesquisadores com invenções licenciadas.
PROJETOS E PARCERIAS
A Dintec auxilia pesquisadores e docentes no processo de negociação para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso!
Se você é um pesquisador da UFLA e deseja desenvolver um projeto ou firmar uma parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), siga os passos abaixo para garantir um processo eficiente e produtivo.
  1. Entre em contato com a Diretoria de Inovação e Tecnologia (DINTEC)

O primeiro passo é entrar em contato com a equipe da DINTEC. Estamos prontos para auxiliá-lo nas tratativas com a empresa ou com a instituição parceira e para guiá-lo para uma condução mais eficaz dos trâmites internos da universidade. Esse contato inicial é essencial para entendermos melhor a sua demanda, para orientá-lo adequadamente e para que possamos seguir com as negociações de forma eficaz. 

E-mail:
parcerias@ufla.br
projetosinovacao@ufla.br

Telefone: (35) 3829-4507

  1. Dúvidas sobre documentação

Caso você já tenha iniciado a negociação, mas tenha dúvidas sobre os documentos necessários ou sobre como preencher os modelos disponíveis, não hesite em procurar a equipe da DINTEC. Oferecemos atendimento personalizado e fornecemos modelos atualizados para facilitar seu processo. 

  1.  Documentos já reunidos 

Se você já negociou com a parceira, já reuniu e preencheu todos os documentos, o próximo passo é enviá-los junto com uma breve descrição da sua demanda para a equipe de projetos e parcerias da DINTEC. Nossa equipe analisará a documentação e fornecerá orientações sobre possíveis correções ou complementações necessárias. Além disso, iniciaremos o processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e encaminharemos a demanda para a Coordenadoria de Parcerias Acadêmicas (CPAR/DPI/PROPLAG). 

  1.  Como nos contatar

 Para mais informações ou para agendar um atendimento, você pode entrar em contato com a DINTEC pelo telefone (35) 3829-4507, pelos e-mails: parcerias@ufla.br e projetosinovacao@ufla.br, ou ainda de forma presencial de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira das 8h às 16h, na sede da diretoria, localizada no Setor de Cafeicultura da UFLA. 

Estamos aqui para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso!

Para ter acesso aos modelos de documentos necessários para celebrar um acordo de parceria ou outro instrumento jurídico derivado do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, pedimos que entre em contato com a DINTEC por meio dos endereços eletrônicos “projetosinovacao@ufla.br” e “parcerias@ufla.br”. 

Na mensagem, que deve ser encaminhada para ambos os e-mails, solicitamos que apresente uma breve descrição da sua demanda para que nossa equipe possa avaliar qual é o instrumento mais adequado para atendê-lo. Assim, podemos garantir que você receberá as orientações corretas e os modelos atualizados. 

Contudo, é possível que a parceira queira utilizar um modelo elaborado por ela. Isso é permitido, mas será preciso que a minuta seja compartilhada com nossa equipe, que fará a análise dos termos propostos. 

  1. Auxílio da Equipe DINTEC: A primeira etapa é buscar o suporte da equipe da DINTEC. Estamos disponíveis para ajudá-lo na elaboração do projeto, assegurando que todas as informações estejam alinhadas às exigências institucionais. O contato pode ser feito por meio dos endereços eletrônicos “projetosinovacao@ufla.br” e “parcerias@ufla.br”. 

  1. Foco em Inovação: Os objetivos do projeto devem visar à inovação que, conforme o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, refere-se à introdução de novidades ou melhorias significativas em produtos, processos ou serviços, com o objetivo de promover avanços que possam beneficiar a sociedade ou o mercado. 

  1. Impossibilidade de projeto guarda-chuva: Projetos que abarcam múltiplas frentes de pesquisa ou áreas de atuação (projetos guarda-chuva) não são permitidos. Cada projeto deve ser focado e específico. 

  1. Alinhamento das Informações: É essencial que as informações do plano de trabalho estejam em total conformidade com as informações contidas na minuta do instrumento jurídico a ser celebrado, incluindo prazos e valores. Essa compatibilidade evita discrepâncias que podem comprometer a aprovação. 

  1. Estabelecimento de Metas Exequíveis: As metas estabelecidas devem ser exequíveis dentro do prazo e considerando os recursos do projeto. 

  1. Compatibilidade entre Metas e Objetivos: As metas estabelecidas devem ser coerentes com os objetivos do projeto, garantindo que o trabalho realizado tenha um direcionamento claro e mensurável. 

  1. Envolvimento da Fundação de Apoio: Quando houver repasse financeiro, é necessário envolver a Fundação de Apoio desde as fases iniciais do projeto. Essa colaboração é crucial para a correta gestão dos recursos. 

  1. Cálculo dos custos do projeto: Atenção especial deve ser dada aos cálculos dos itens de despesa. Erros nessa etapa podem impactar a viabilidade financeira do projeto. A fundação de apoio deve ser contactada nesta etapa e estará pronta para prestar suporte ao coordenador, a fim de que os itens sejam preenchidos de maneira alinhada com o projeto e com os valores mais próximos da realidade do que será executado. 

  1. Cálculo da despesa operacional cobrada pela Fundação de Apoio: a fundação de apoio deve ser contactada para que preencha a tabela de valores das despesas operacionais do projeto. O valor cobrado não pode ser superior a 15% do custo de execução do projeto. 

  1. Cálculo das Taxas de Ressarcimento à UFLA: Para projetos que envolvem repasses financeiros, é necessário consultar o Anexo II da Resolução CUNI nº 073/2021, que trata do cálculo das taxas UFLA. Em acordos de parcerias com repasses financeiros são devidas duas taxas: taxa pelo uso do nome e da imagem da UFLA (TRNI) e taxa pelo ressarcimento de custos indiretos (TRCI). Já nos contratos de prestação de serviços técnicos especializados com repasses financeiros, além dessas duas taxas, é devida a taxa de ressarcimento por recursos humanos (TRRH). 

  1. Cálculo dos valores das bolsas: Para o cálculo das bolsas de coordenação e da equipe técnica, deve-se observar os parâmetros estabelecidos no artigo 36, § 3º da Resolução CUNI nº 073/2021 e no Anexo I da mesma resolução. 

  * Importante observar que nos contratos de prestação de serviços técnicos especializados não há   possibilidade de pagamento de bolsas. A retribuição deve ser realizada por meio de RPA (recibo de pagamento autônomo), e é devida apenas a docentes. 

Aprovação da Parceira e da Fundação de Apoio: o plano de trabalho deve ser aprovado pela instituição parceira e pela fundação de apoio, antes da formalização do instrumento jurídico ao qual ele se refere. Também é importante dar ciência a elas dos termos da minuta do instrumento jurídico a ser firmado. 

Aqui você terá acesso aos guias e documentos que contêm informações e orientações divulgadas pela Advocacia Geral da União (AGU) e pela UFLA a respeito de temas que envolvem o desenvolvimento e execução de projetos de PD&I. Confira por meio do link abaixo os arquivos que nossa equipe selecionou para que você possa se informar:

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Somos responsáveis pela avaliação sobre o tipo de proteção a ser empregada para cada invenção.
O depósito de uma patente é o processo que assegura a proteção legal de uma invenção ou tecnologia desenvolvida, garantindo os direitos de exclusividade e promovendo a valorização da pesquisa realizada na universidade.
O registro de um programa de computador é fundamental para proteger a autoria e os direitos sobre o software desenvolvido, contribuindo para a valorização da pesquisa e possibilitando o controle sobre sua utilização e licenciamento.
Para maiores informações, entre em contato com pi.transferencia@ufla.br
As defesas de trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese deverão ser realizadas publicamente, exceto quando os seus conteúdos envolverem conhecimentos passíveis de serem PROJETOS E PARCERIAS A Dintec auxilia pesquisadores e docentes no processo de negociação para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso! QUERO FAZER UM PROJETO OU UMA PARCERIA PD&I: O QUE FAZER? Oferecemos suporte a todos os pesquisadores da Ufla que desejam desenvolver um projeto ou firmar uma parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação. QUERO ACESSAR AS MINUTAS DOS DOCUMENTOS DO MARCO LEGAL DE INOVAÇÃO (ACORDO DE PARCERIA, CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, DENTRE OUTROS) Modelos de documento. QUAIS CUIDADOS DEVO TER AO ELABORAR UM PLANO DE TRABALHO? Passos para elaborar seu plano de trabalho. CONFLITO DE INTERESSE, COMPARTILHAMENTO DE LABORATÓRIO E OUTROS Conheça os manuais e as orientações da Ufla e da AGU sobre o desenvolvimento e execução de projetos de PD&I. protegidos por patente ou quando existirem instrumentos jurídicos que preveem o sigilo das informações da pesquisa, conforme atestado pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da UFLA.
No âmbito da Política de Inovação da UFLA, os inventores (criadores de tecnologias, patentes, softwares, entre outras criações) possuem direitos e deveres claramente estabelecidos. Essas diretrizes visam garantir a proteção da propriedade intelectual, a justa repartição dos benefícios e o estímulo à inovação.
A Transferência de Tecnologia é um processo essencial para levar as inovações desenvolvidas na universidade para o mercado, beneficiando a sociedade e gerando impactos positivos na economia. Nesta seção, você vai entender o que é transferência de tecnologia, como ela funciona na UFLA e quais são os benefícios para pesquisadores, empresas e a comunidade.
Por meio dessa política disciplinamos os procedimentos para fomento da pesquisa, proteção intelectual, transferência, licenciamento e cessão de tecnologias.
Conheça os pesquisadores com invenções licenciadas.
PROJETOS E PARCERIAS
A Dintec auxilia pesquisadores e docentes no processo de negociação para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso!
Se você é um pesquisador da UFLA e deseja desenvolver um projeto ou firmar uma parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), siga os passos abaixo para garantir um processo eficiente e produtivo.
  1. Entre em contato com a Diretoria de Inovação e Tecnologia (DINTEC)

O primeiro passo é entrar em contato com a equipe da DINTEC. Estamos prontos para auxiliá-lo nas tratativas com a empresa ou com a instituição parceira e para guiá-lo para uma condução mais eficaz dos trâmites internos da universidade. Esse contato inicial é essencial para entendermos melhor a sua demanda, para orientá-lo adequadamente e para que possamos seguir com as negociações de forma eficaz. 

E-mail:
parcerias@ufla.br
projetosinovacao@ufla.br

Telefone: (35) 3829-4507

  1. Dúvidas sobre documentação

Caso você já tenha iniciado a negociação, mas tenha dúvidas sobre os documentos necessários ou sobre como preencher os modelos disponíveis, não hesite em procurar a equipe da DINTEC. Oferecemos atendimento personalizado e fornecemos modelos atualizados para facilitar seu processo. 

  1.  Documentos já reunidos 

Se você já negociou com a parceira, já reuniu e preencheu todos os documentos, o próximo passo é enviá-los junto com uma breve descrição da sua demanda para a equipe de projetos e parcerias da DINTEC. Nossa equipe analisará a documentação e fornecerá orientações sobre possíveis correções ou complementações necessárias. Além disso, iniciaremos o processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e encaminharemos a demanda para a Coordenadoria de Parcerias Acadêmicas (CPAR/DPI/PROPLAG). 

  1.  Como nos contatar

 Para mais informações ou para agendar um atendimento, você pode entrar em contato com a DINTEC pelo telefone (35) 3829-4507, pelos e-mails: parcerias@ufla.br e projetosinovacao@ufla.br, ou ainda de forma presencial de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira das 8h às 16h, na sede da diretoria, localizada no Setor de Cafeicultura da UFLA. 

Estamos aqui para ajudar você a transformar suas ideias em parcerias de sucesso!

Para ter acesso aos modelos de documentos necessários para celebrar um acordo de parceria ou outro instrumento jurídico derivado do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, pedimos que entre em contato com a DINTEC por meio dos endereços eletrônicos “projetosinovacao@ufla.br” e “parcerias@ufla.br”. 

Na mensagem, que deve ser encaminhada para ambos os e-mails, solicitamos que apresente uma breve descrição da sua demanda para que nossa equipe possa avaliar qual é o instrumento mais adequado para atendê-lo. Assim, podemos garantir que você receberá as orientações corretas e os modelos atualizados. 

Contudo, é possível que a parceira queira utilizar um modelo elaborado por ela. Isso é permitido, mas será preciso que a minuta seja compartilhada com nossa equipe, que fará a análise dos termos propostos. 

  1. Auxílio da Equipe DINTEC: A primeira etapa é buscar o suporte da equipe da DINTEC. Estamos disponíveis para ajudá-lo na elaboração do projeto, assegurando que todas as informações estejam alinhadas às exigências institucionais. O contato pode ser feito por meio dos endereços eletrônicos “projetosinovacao@ufla.br” e “parcerias@ufla.br”. 

  1. Foco em Inovação: Os objetivos do projeto devem visar à inovação que, conforme o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, refere-se à introdução de novidades ou melhorias significativas em produtos, processos ou serviços, com o objetivo de promover avanços que possam beneficiar a sociedade ou o mercado. 

  1. Impossibilidade de projeto guarda-chuva: Projetos que abarcam múltiplas frentes de pesquisa ou áreas de atuação (projetos guarda-chuva) não são permitidos. Cada projeto deve ser focado e específico. 

  1. Alinhamento das Informações: É essencial que as informações do plano de trabalho estejam em total conformidade com as informações contidas na minuta do instrumento jurídico a ser celebrado, incluindo prazos e valores. Essa compatibilidade evita discrepâncias que podem comprometer a aprovação. 

  1. Estabelecimento de Metas Exequíveis: As metas estabelecidas devem ser exequíveis dentro do prazo e considerando os recursos do projeto. 

  1. Compatibilidade entre Metas e Objetivos: As metas estabelecidas devem ser coerentes com os objetivos do projeto, garantindo que o trabalho realizado tenha um direcionamento claro e mensurável. 

  1. Envolvimento da Fundação de Apoio: Quando houver repasse financeiro, é necessário envolver a Fundação de Apoio desde as fases iniciais do projeto. Essa colaboração é crucial para a correta gestão dos recursos. 

  1. Cálculo dos custos do projeto: Atenção especial deve ser dada aos cálculos dos itens de despesa. Erros nessa etapa podem impactar a viabilidade financeira do projeto. A fundação de apoio deve ser contactada nesta etapa e estará pronta para prestar suporte ao coordenador, a fim de que os itens sejam preenchidos de maneira alinhada com o projeto e com os valores mais próximos da realidade do que será executado. 

  1. Cálculo da despesa operacional cobrada pela Fundação de Apoio: a fundação de apoio deve ser contactada para que preencha a tabela de valores das despesas operacionais do projeto. O valor cobrado não pode ser superior a 15% do custo de execução do projeto. 

  1. Cálculo das Taxas de Ressarcimento à UFLA: Para projetos que envolvem repasses financeiros, é necessário consultar o Anexo II da Resolução CUNI nº 073/2021, que trata do cálculo das taxas UFLA. Em acordos de parcerias com repasses financeiros são devidas duas taxas: taxa pelo uso do nome e da imagem da UFLA (TRNI) e taxa pelo ressarcimento de custos indiretos (TRCI). Já nos contratos de prestação de serviços técnicos especializados com repasses financeiros, além dessas duas taxas, é devida a taxa de ressarcimento por recursos humanos (TRRH). 

  1. Cálculo dos valores das bolsas: Para o cálculo das bolsas de coordenação e da equipe técnica, deve-se observar os parâmetros estabelecidos no artigo 36, § 3º da Resolução CUNI nº 073/2021 e no Anexo I da mesma resolução. 

  * Importante observar que nos contratos de prestação de serviços técnicos especializados não há   possibilidade de pagamento de bolsas. A retribuição deve ser realizada por meio de RPA (recibo de pagamento autônomo), e é devida apenas a docentes. 

Aprovação da Parceira e da Fundação de Apoio: o plano de trabalho deve ser aprovado pela instituição parceira e pela fundação de apoio, antes da formalização do instrumento jurídico ao qual ele se refere. Também é importante dar ciência a elas dos termos da minuta do instrumento jurídico a ser firmado. 

Aqui você terá acesso aos guias e documentos que contêm informações e orientações divulgadas pela Advocacia Geral da União (AGU) e pela UFLA a respeito de temas que envolvem o desenvolvimento e execução de projetos de PD&I. Confira por meio do link abaixo os arquivos que nossa equipe selecionou para que você possa se informar:
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